quarta-feira, 21 de abril de 2010

JOGO DE FUTEBOL - SGG Girls vs. Velhas Glórias



Um dos momentos mais aguardados e marcantes do Evento foi sem dúvida, o jogo de Futebol entre as SGG Girls (vencedoras do Torneio da DT) e as Velhas Glórias (que de glória tinham muito pouco).

Os lugares do estádio estavam completamente esgotados por uma multidão que mostrou enorme entusiasmo e desidratação.

O jogo foi extremamente renhido, embora as SGG Girls tenham demonstrado um Futebol mais organizado e de grande beleza técnica.

No final do encontro as equipas encontravam-se empatadas e foi necessário realizar um prolongamento, no qual as SGG Girls dominaram a seu belo prazer todas as fases do mesmo. O massacre foi intenso e as SGG Girls conquistaram, merecidamente, o Troféu contra uma equipa masculina bastante cansada e que apresentou uma volumetria abdominal fora do comum, fruto da preparação que antecedeu o encontro.

Resta acrescentar que o jogo foi muito bem dirigido por uma dupla de árbitros que demonstraram grande isenção e rigor na aplicação das Leis do Futebol.




Os adeptos estavam bastante desidratados...





As bancadas estavam repletas





As SGG Girls pressionavam

As Velhas Glórias defendiam como podiam


E festejaram o 1º golo

Mas as SGG Girls acabaram por ganhar o Troféu


As SGG Girls recebem o merecido prémio pela vitória conquistada








terça-feira, 20 de abril de 2010

Classificação Final - Actividades












No âmbito do evento SGG 20 Anos, realizaram-se uma série de actividades de grupo, as quais tiveram a participação de quase 200 pessoas. A competição foi muito renhida e o divertimento enorme. Eis a classificação final:
1º - YMCA
2º - THE PLACE TO BE
3º - AIZEMBATÃO
4º - OS LUSIADAS
5º - QUEBRA-TUDO
6º - GGS
7º - CAOPIÕES
8º - ALLBYONE
9º - ONE STEP
10º - OUR TEAM
11º - OS CATRALVOS
12º - CHIC_ESPERTOS
13º - TAXISTAS
14º - TEM STEPS
15º - DREAM TEAM
16º - INBICTUS
17º - HUMAN ROCKS
Gostaríamos de agradecer a vossa participação e entusiasmo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Discurso do Horácio Negrão


Meus amigos,
Apenas umas pequenas notas….

É com elevado orgulho que aqui hoje recebemos, nas comemorações dos 20 anos da SGG, a grande maioria dos actuais colaboradores da empresa, bem como muitos dos que tendo passado pela SGG, optaram por rumos diferentes na sua carreira profissional, sendo que inclusive, alguns, bastantes, se tornaram clientes…o que é sempre louvável.

A SGG foi fundada no inicio de 1990 e cedo criou asas para altos voos. A contribuição, desde a primeira hora, da Aurora Baptista e do Joaquim Martins, não foi com certeza alheia a esse facto.

As principais características que definiram o rumo da nova empresa foram: um profissionalismo exemplar, uma elevada qualidade e acima de tudo uma forte cultura de serviço ao cliente, que é aquilo que efectivamente nos diferencia no mercado.

O mercado rapidamente percebeu as características inovadoras da forma de actuar da SGG, o que lhe permitiu um crescimento acelerado ao longo dos anos.

O modelo de negócio desenvolvido em Portugal, foi depois “exportado”, com sucesso, para a Europa e num período de cerca de 5 anos foi implementado em quase todas as capitais Europeias, de Lisboa a Moscovo, com excepção da Alemanha.

Nestes 20 anos foi possível expandir as actividades da empresa quer em termos de clientes quer em termos de pessoal. Hoje contamos com cerca de 400 profissionais espalhados por Lisboa, Porto e Angola, dos quais 9 são Sócios Associados que iniciaram a sua actividade aqui, na SGG. Não havendo espaço para mencionar todos, gostaria porém de destacar a carreira da Elisabete Pires, a primeira assistente da SGG, que entrou aos 19 anos quando terminou o 12º ano e que enquanto trabalhava connosco ainda teve tempo para fazer uma licenciatura (de 5 anos), arranjar um marido e criar 3 filhos. Também a Ana Marques casou e teve 3 filhos após a sua entrada na SGG… Alguns dos homens também casaram e tiveram filhos, mas isso não me parece particularmente meritório….

Por outro lado, os quadros que, entretanto, foram saindo da SGG, são hoje plenamente reconhecidos no mercado. Uns são administradores de empresas idóneas, outros são directores financeiros, muitos seguiram a carreira de “controller”, na minha opinião a melhor forma de se começar uma carreira na área financeira. E também contamos com alguns novos empresários neste grande grupo….não imaginam o elevado orgulho que temos em todos eles…!!!!

Mais recentemente iniciámos novas actividades como “Business Transformation” que abarca processos não contabilísticos. Iniciámos e autonomizámos a actividade de AMS, que trata da manutenção e desenvolvimento de aplicações informáticas e que em poucos anos já conta com cerca de 70 profissionais, em 3 industrias.

Durante estes 20 anos a empresa passou por vários ciclos, teve que enfrentar dificuldades de vários tipos, donde se destacam as que têm a ver com alterações profundas, quer na Economia do País, quer neste segmento de mercado específico, o que nos obrigou a alterar a nossa estratégia por mais de uma vez.

Hoje estamos exactamente no limiar de mais um ciclo e é preciso encontrar os caminhos que nos ajudem a passar com sucesso ao próximo ciclo.

A procura deste tipo de serviços tem-se vindo a alterar. A Concorrência quase inexistente no inicio, tem-se vindo a organizar, assistindo-se até a alguns movimentos de consolidação e tentativas de criação de organizações com grande volume de transacções na prestação deste tipo de serviços. Os preços têm vindo a cair sistematicamente e a qualidade não é hoje considerada tão diferenciadora como no passado. A procura de serviços de Outsourcing tem hoje características bem diferentes, talvez porque a Economia Global também sofreu alterações significativas e atravessa hoje algumas dificuldades sérias.

Todos estes factores irão obrigar-nos a rever as nossas linhas de actuação e a reorganizar a oferta em termos mais adequados ao mercado actual.
Mas mais importante do que isso é sabermos prever e antecipar os principais movimentos que o mercado assumirá no médio e longo prazo para nos podermos ajustar com tempo e podermos manter a liderança do mercado como até aqui.

Sei que não vai ser fácil, nunca foi, aliás, mas as características fundamentais desta organização, permitirão certamente, como sempre permitiram no passado, efectuar os ajustamentos que forem necessários, quando for necessário.

For fim gostaria de destacar um dos factores mais importantes para o nosso sucesso, que foi o facto de sermos um “Partnership”, detido exclusivamente pelos sócios portugueses e integrado na rede Deloitte. Durante todos estes anos os sócios conduziram a empresa através de todas as dificuldades encontradas e sempre assumiram as consequências das suas decisões sem quaisquer apoios externos.

Dentro das características do “Partnership” aquela a que dou mais valor é sem dúvida o conceito de “Stewardship”, que nos permite transmitir a organização, de uma geração de sócios para as gerações seguintes, que certamente a levarão ainda mais longe.

Temos hoje connosco o Carlos Loureiro em representação do Comité de Operações da Deloitte. É um dos sócios fundadores da organização, grupo onde estão também o LM e o AD (faltam aqui, infelizmente, o PS e o CF), sócios que fundaram e trouxeram esta organização até aqui e a quem publicamente agradeço toda a ajuda, apoio e compreensão demonstrados inequivocamente durante estes 20 anos e sem o qual não teria sido possível construir esta SGG.

Estas pequenas notas já vão longas. Está pois na hora de terminar. Por tudo o que disse anteriormente, antevejo um futuro bem auspicioso para a SGG e todos os seus colaboradores e espero daqui a 20 anos…. se ainda andar por aí….,vir a ser convidado para a celebração dos 40 anos da SGG, que terá, sem dúvida, maior prestígio e maior quota de mercado do que a que hoje detém.

Agora vamos continuar com a nossa festa pois parece que ainda vos estão reservadas mais algumas surpresas….

Muito Obrigado.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Caros ex companheiros de muitas lutas (e diversões), e para sempre amigos,


O meu sentimento quando, em Abril de 2000, festejamos os 10 anos da SGG foi de termos feito, durante a primeira década, uma imensidão de coisas. Parecia, nesse dia, que já tinhamos vivido gerações, até porque já tinha passado pelas nossas fileiras um número muito grande de pessoas e de clientes, já tinhamos “feito” gerentes e sócios, marcado a nossa pegada no terreno. O início era já longínquo e tornava-se difícil lembrar os sacrifícios dos primeiros tempos.


Hoje, decorrida mais uma década, na qual ocorreram factos muito marcantes e decisivos para a nossa organização (estou a lembrar-me, por exemplo, da mudança Andersen/Deloitte, da alternância de marcas, da absorção e venda da Gesnort – no Porto, do alargamento e forte crescimento em Angola, da criação da área de AMS e da promoção de um número muito significativo de sócios e gerentes), parece que foi uma década muito mais rápida que a primeira. Foi há muito pouco tempo que festejamos os 10 anos.


É certo que vivi na casa menos cerca de dois anos, mas parece-me que não é isso que influencia a minha impressão. Até porque nestes dois anos voltei a viver, no meu novo projecto, a situação em que já se foram da memória os detalhes do início, em que o tempo voltou a ser mais lento.
Pode ser porque estou mais “gasta”, mas creio firmemente que o que acontece com a percepção do tempo na vida das pessoas passa-se também na vida das organizações. Isto é, à medida em que crescemos, achamos que a velocidade do tempo aumenta, mesmo sabendo que os minutos continuam a ter 60 segundos.


Moral da história: daqui para a frente tudo vai ser mais rápido; na próxima década vale a pena apostar ainda mais na carreira, pois as promoções estão logo ali ao virar da esquina.
E mesmo para quem sai, como eu fiz, ao olhar para trás, vai poder medir o impacto que a passagem pela nossa casa teve na sua vida. Na minha foi gigantesco. A minha pessoa teria uma visão muito mais estreita, teria deixado de conhecer pessoas estraordinárias que me marcaram muito, se não tivesse vivido essa maravilhosa experiência.


Mesmo que a voragem do tempo nos afaste no dia a dia, eu sei que fiz e manterei para sempre, muito mais do que colegas de trabalho, VERDADEIROS AMIGOS, que fazem parte da família SGG.

quarta-feira, 31 de março de 2010

DJ for one Day


A data da nossa festa, onde celebraremos os 20 anos da SGG, está cada vez mais próxima.

Conforme te reportámos, reservámos para este dia um conjunto de surpresas, parte das quais já te foram comunicadas.

Tínhamos programada a presença do DJ Jesus Luz para animar a nossa Festa. No entanto, a Madonna quando soube não o autorizou. Parece que teve medo de perder o namorado.

Face ao exposto, temos de te lançar um novo desafio. Talvez o mais arrojado de todos: seres DJ por um dia.

Esta actividade consiste em utilizar a “prata da casa” na selecção musical que nos acompanhará durante grande parte da noite e madrugada.

Para participar, deverás:

· Escolher um nome, pelo qual pretendes ser conhecido como DJ (podes concorrer individualmente ou em equipa);
· Seleccionares uma playlist com a duração máxima de 30 minutos – indicando o nome do artista e música respectiva [garante que dispões das musicas que seleccionares em formato mp3].
· Enviares a respectiva playlist, em resposta a este e-mail, até ao próximo dia 5 de Abril de 2010.

Após recepção das playlists, a Comissão Organizadora irá revê-las, garantindo que não existem músicas repetidas, e voltará ao contacto dos respectivos DJ’s, para formatação final das mesmas.

Contamos com a tua participação. Surpreende-nos!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Local do Evento







Para saberem a localização da Quinta de Catralvos e mais informações sobre o local do Evento, sigam este link : www.quintadecatralvos.com/

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vamos Celebrar

O dia 10 de Abril está próximo.

Chegou o momento de desvendar parte das surpresas que temos para este Evento.

No período da tarde temos programada uma actividade de grupo.

Para o efeito é necessário que se organizem em grupos de 10 elementos.

Deste modo, deverão, até dia 5 de Abril, entregar a constituição das vossas equipas, a que darão um nome e nomearão um capitão.

A inscrição deverá ser entregue à Beatriz Leite.

Mais informação ser-vos-á comunicada no dia do Evento.

Contamos convosco.

Vamos Celebrar.

quarta-feira, 24 de março de 2010


Caros Amigos,

A SGG irá celebrar em breve 20 anos de existência.

Contrariando as expectativas pessimistas da maioria dos observadores seus contemporâneos, a SGG foi desde o início impulsionada pelos seus colaboradores para níveis de exigência e de profissionalismo acima da média do que era exigível em Portugal. Esse posicionamento estratégico granjeou-lhe desde o primeiro minuto uma imagem de rigor e uma aceitação e procura por parte dos potenciais clientes muito acima do que alguma vez havia sido sonhado…

…e porque o sonho comanda a vida, como disse o Poeta, os profissionais que ao longo destes 20 anos souberam construir este projecto inovador e elevá-lo ao ponto onde hoje se encontra, decidiram marcar um encontro e celebrar esta data com todos aqueles que, quer ainda permaneçam no projecto, quer por aqui tenham passado e deixado o seu valioso contributo, estejam disponíveis para relembrar as incontáveis histórias passadas e comemorar em conjunto num ambiente de Festa e Amizade sem par.

Esperamos por todos vocês na Quinta de Catralvros, dia 10 de Abril.

Nós lá estaremos…á vossa espera!!